MP brasileiro terá segundo Congresso de Gestão



Discutir planejamento institucional, disseminar melhores práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão no MP brasileiro são as propostas do Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que este ano chega a sua segunda edição. Marcado para os dias 8, 9 e 10 de novembro, o evento é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e vai receber cerca de 400 pessoas, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. Os encontros serão sempre das 9h às 19h30. A abertura do Congresso será às 14h do dia 8.

 

Os três dias do encontro serão divididos em painéis e palestras simultâneos, voltados para três áreas estratégicas das instituições: Gestão, Tecnologia da Informação e Comunicação. Especialistas debaterão direito digital, gerenciamento de crise de imagem nas redes sociais, gestão de pessoas por competências, planejamento estratégico institucional na gestão de TI e posicionamento da marca do MP, entre outros temas.

 

As inscrições poderão ser feitas, no site do CNMP, a partir do dia 19, quando deverá ser divulgada a programação completa. A participação é restrita aos membros e servidores do Ministério Público da União e dos estados. São 180 vagas destinadas a indicações dos MPs de cada umas das unidades da Federação e dos ramos do MPU. Cada procurador-geral deve indicar seis servidores para participar do evento, dois por área temática – Gestão, Tecnologia da Informação e Comunicação. O ofício para a seleção dos nomes será encaminhado aos PGJs até o dia 17. As demais 220 vagas serão preenchidas pelos interessados, que custearem as próprias despesas com passagens e hospedagem.



Planejamento Estratégico Nacional

As ações do Planejamento Estratégico Nacional (PEN) serão apresentadas aos 400 participantes do Congresso no dia 9, a partir das 18 horas. O PEN é fruto de um ano de trabalho do qual participaram cerca de 120 membros do MP de todo o país, para estruturar ações do MP nas áreas de improbidade administrativa e corrupção, infância e juventude, combate à criminalidade e meio ambiente, entre outras. A finalidade é oferecer ações estratégicas que possam ser implantadas em qualquer região do país ou vinculadas às iniciativas regionais já existentes nos planejamentos locais.

 

Comitês

A programação do 2º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público inclui, ainda, reuniões dos comitês institucionais. No dia 8, das 9h às 12h30, serão realizadas as reuniões dos Comitês de Políticas de Comunicação, de Tecnologia da Informação e do Fórum Nacional de Gestão, que se reunirá pela primeira vez.

Comitê de Segurança Institucional

Durante o Congresso, o Comitê de Segurança Institucional se reunirá pela primeira vez para discutir a instituição de políticas de segurança para promotores e procuradores em todo o país. A proposta do comitê é estabelecer planejamento de segurança, por meio de ações que promovam a uniformização, padronização e integração dos planos de segurança institucional e orgânica e das ações de segurança propriamente ditos. O comitê é composto por quatro grupos temáticos – Segurança de Recursos Humanos, Segurança do Material, Segurança de Áreas e Instalações e Segurança da Informação – e presidido pelo secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público.

Fonte: CNMP

 


19/10/2011 às 10:47  


Ministério Público do Estado de Roraima

Av. Santos Dumont, nº 710, São Pedro - Boa Vista - CEP: 69306-680