ESMP promove 2ª Edição do curso a distância "Introdução ao Direito Eleitoral"


 

 

Curso a distância: Introdução ao Direito Eleitoral - 2ª Edição

PLANO DO CURSO

 

I – OBJETIVO

O objetivo é despertar, no público-alvo, o interesse para o Direito Eleitoral, bem como capacitá-lo, tendo em vista uma atuação mais segura e profissional nessa área. Paralelamente, será explorada a importância do Direito Eleitoral para o desenvolvimento do processo político democrático, especialmente numa democracia ainda jovem e frágil como é a brasileira. O Direito Eleitoral é, na definição de Fávila Ribeiro, o ramo do Direito Público que “dedica-se ao estudo das normas e procedimentos que organizam e disciplinam o funcionamento do poder de sufrágio popular, de modo a que se estabeleça a precisa equação entre a vontade do povo e a atividade governamental”. Trata-se do instrumento por excelência da verdadeira democracia, pois esta é, por definição, a correspondência entre a vontade do povo e o exercício do poder no Estado. O Direito Eleitoral é, portanto, ramo do Direito Público que se reveste de extraordinária importância no cenário político e jurídico num Estado Democrático de Direito como o que foi fundado no Brasil pela “Constituição Cidadã” de 1988.

 

II - ESTRUTURA DO CURSO

 

O curso INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL- 2ª EDIÇÃO terá a duração de 10 (dez) semanas. Serão apresentados, na Plataforma Moodle de ensino a distância, em ambiente restrito, textos para leitura, formulação de questões objetivas e casos práticos, de modo a mesclar ao ensino teórico uma análise pragmática do universo jurídico. Em cada uma das semanas, o aluno deverá reservar 4 (quatro) horas para leitura e elaboração das atividades; o curso terá, portanto, para o aluno, a carga horária de 40 horas.

 

III. DINÂMICA DO CURSO

 

O curso é uma realização da Escola Virtual do CEAF-ESMP e, portanto, será ministrado na Plataforma Moodle, em ambiente virtual de acesso restrito. Serão liberadas, por semana, atividades práticas, bem como o conteúdo teórico correspondente. O fluxo de trabalho na Plataforma será leitura, elaboração de atividades, resolução de dúvidas e discussão de questões polêmicas em fóruns. O professor medeia a discussão nos fóruns, responde às dúvidas, elabora comentários para as atividades individual e coletivamente. A partir da data da inscrição no curso, o aluno terá de verificar, diariamente, sua caixa de e-mail e nunca a deixar no limite de sua capacidade.

 

IV – AVALIAÇÃO

 

A avaliação do aproveitamento será realizada pela elaboração das atividades. Para a obtenção do certificado, o participante deverá cumprir no mínimo 75% (setenta e cinco) das atividades propostas na Plataforma Moodle de ensino a distância.

 

V - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Inscrições : até 15 de outubro  
Publicação da lista de inscritos e cadastro na Escola Virtual : 17 de setembro de 2010.

 

VI – PROFESSOR

 

Jorge Alberto de Oliveira Marum , Promotor de Justiça em Sorocaba-SP, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, professor titular de Ciência Política e Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito de Sorocaba, professor de Direito Eleitoral na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, autor do livro Ministério Público e Direitos Humanos.

 

VII– PÚBLICO-ALVO

 

Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado de São Paulo e de outros Estados e ao público interessado em geral.

 

VIII – VAGAS E VALOR DO CURSO

 

20 vagas , pela ordem cronológica de inscrição, isentas de pagamento, para Membros, do Ministério Público de São Paulo.
40 vagas , destinadas aos servidores e estagiários do MP/SP e ao público interessado em geral, ao custo de R$ 200,00 (duzentos reais), pagos em parcela única no ato da inscrição, por meio de depósito no Banco do Brasil, Agência 1897-x, C/C nº 139612-9, depósito tipo C, favorecido: Fundo Especial do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, CNPJ nº 01.468.760/0001-90. Obs.: Depósito “tipo C” só pode ser feito no Caixa de uma Agência (não pode ser por Internet e nem por Caixa-eletrônico). O funcionário do Banco solicitará a você alguns identificadores que são: CPF, RG, seu nome e nome do curso.

 

Para efetivar a inscrição, será necessário o envio do formulário de inscrição preenchido, disponível no site, e do comprovante de depósito por e-mail secretaria.ceaf@esmp.sp.gov.br ou por fax (11) 3017.7729.

 

IX - PROGRAMA DO CURSO

 

Semana 1 - Introdução ao Direito Eleitoral e panorama da legislação eleitoral brasileira.
Semana 2 - Sufrágio popular, representação política e sistemas eleitorais.
Semana 3 - Atores do processo eleitoral (primeira parte): o povo.
Semana 4 - Atores do processo eleitoral (segunda parte): os partidos políticos.
Semana 5 - Atores do processo eleitoral (terceira parte): a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral.
Semana 6 - Atores do processo eleitoral (quarta parte): os candidatos.
Semana 7 - Propaganda política.
Semana 8 - Financiamento da atividade política.
Semana 9 - Abuso de poder, condutas vedadas a agentes públicos e captação ilícita do sufrágio.
Semana 10 - Crimes e processo penal eleitoral.

 

X. BIBLIOGRAFIA

 

Para acompanhar o curso, os alunos poderão providenciar a seguinte bibliografia de apoio:
CÂNDIDO, Joel José. Direito Eleitoral brasileiro. Bauru: Edipro, 14ª ed. 2010.
CHIMENTI, Ricardo Cunha. Direito Eleitoral. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 1ª ed., 2006.
CUNHA, André Luiz Nogueira da. Direitos políticos – representatividade, capacidade eleitoral e inelegibilidades . São Paulo: Juarez de Oliveira.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 29ª ed., 2010.
DIAS, Maurício. A mentira das urnas. Rio de Janeiro: Record. 1ª ed., 2004.
MARUM, Jorge Aberto de Oliveira. “Ministério Público Eleitoral”, in: Ministério Público II: Democracia. VIGLIAR, José Marcelo Menezes e MACEDO JR., Ronaldo Porto (orgs.). São Paulo: Atlas, 1999.
MICHELS, Vera Maria Nunes. Direito Eleitoral. Livraria do Advogado, 2010.
REIS, Márlon Jacinto. Uso eleitoral da máquina administrativa e captação ilícita de sufrágio. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 33ª ed., 2010.
Outras leituras serão exigidas, mas estarão disponíveis na Plataforma.

 

Coordenação Geral:

ELOISA DE SOUSA ARRUDA 
Procuradora de Justiça 
Diretora do CEAF/ESMP
Coordenação Pedagógica:
Izilda Maria Nardocci 
Pedagoga


Informações:

Escola Virtual (EAD) 
Izilda Maria Nardocci
Tel: 3017-7785
escola_virtual@esmp.sp.gov.br
Secretaria de cursos 
Suely Amici: (11)3017-7781 
Juliana Queiroz: (11) 3017-7782 
secretaria.ceaf@esmp.sp.gov.br

 


23/09/2010 às 19:05  


Ministério Público do Estado de Roraima

Av. Santos Dumont, nº 710, São Pedro - Boa Vista - CEP: 69306-680