CEAF/MPRR oferece curso de Pós Graduação em Gestão Pública para Membros e Servidores
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública
1. Justificativa
Durante as últimas décadas, assistiu-se a um interesse científico cada vez maior pelos diversos aspectos da Gestão Pública, sendo várias as explicações oferecidas para esse fenômeno. Uma delas centra-se no reconhecimento de que a gestão pública objetiva contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção de resultados, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão, à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais. A segunda razão é relacionada com a confrontação do agente público com as sucessivas tarefas relacionadas com a elaboração, implementação e reformulação de projetos multidimensionais.
Nesta perspectiva, apresenta-se um curso com foco no mega- objetivo: promoção de uma gestão pública, ética, transparente, participativa, descentralizada, com controle social e orientada para o cidadão. Assim, assume-se o compromisso de qualificar os agentes públicos imbuídos dos preceitos de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser de qualidade, orientada para o cidadão, desenvolvendo-se dentro do espaço constitucional demarcados pelos princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
Para tanto, faz-se necessário desenvolver estratégias metodológicas com a adoção de quatro eixos histórico- críticos e multidisciplinares a fim de compreender a significação das concepções de Estado, sociedade e democracia no vértice de paradigmas em modificações na contemporaneidade; da compreensão dos conceitos de políticas públicas; da gestão pública e da gestão do Ministério Público.
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Objetivos
Geral:
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Proporcionar aos agentes públicos, a compreensão de uma nova gestão pública, ética, transparente, participativa, descentralizada, com controle social e orientada para o cidadão.
Específicos:
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Proporcionar um consistente embasamento teórico conceitual, bem como uma capacitação prático-profissional que viabilize a formação dos agentes públicos.
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Capacitar para os desafios do mundo contemporâneo, consubstanciados no uso intensivo das novas linguagens e tecnologias, na resolução de questões postas pela gestão pública.
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Formar agentes públicos cuja ação seja pautada pela ética.
3. Concepção do Programa:
Embasados no ideal de que a formação dos agentes públicos, deve ser interdisciplinar, onde a relação teoria- prática é parte imprescindível de todo processo educativo, O curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão Pública reflete uma concepção de gestão pública como um processo complexo, multidimensional, contextualizado, portanto, situado sócio e historicamente, onde a necessária articulação e integração teoria- prática possibilitam desenvolver as capacidades que subsidiam as mais diversas intervenções na realidade.
Nesta perspectiva, adotou-se o EIXO TEMÁTICO como pressuposto da formação didático-pedagógica, e elemento de integração tendo como princípio a compreensão de ciência como construção humana.
Assim, propõem-se os seguintes EIXOS TEMÁTICOS que deverão suscitar um processo de interação com os diversos conteúdos de formação específica ao longo de todo o cursos de especialização, possibilitando assim, a formação dos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Roraima.
EIXOS TEMÁTICOS |
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I |
Estado, sociedade e democracia |
II |
Políticas Públicas |
III |
Gestão Pública |
IV |
Gestão do Ministério Público |
4. Carga Horária:
A carga horária total do curso é de 400 horas, assim distribuídas entre os eixos temáticos/módulos:
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I Eixo: 60 horas;
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II Eixo: 100 horas;
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III Eixo: 120 horas;
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IV Eixo: 80 horas
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Seminários de integração 1 e 2: 40 horas
5. Sistemas de Avaliação
Será considerado aprovado o aluno que cumprir com a totalidade das seguintes condições:
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Ter frequência mínima de 75% em cada disciplina;
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Completar todos os componentes curriculares que formam o curso com aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10.
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Elaborar e defender um Projeto de Intervenção de relevância para o curso dentro das linhas de pesquisa do mesmo, perante uma banca examinadora.
6. Matriz Curricular
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EIXOS TEMÁTICOS |
COMPONENTES CURRICULARES |
C/H |
I |
Estado, sociedade e democracia |
O Estado contemporâneo: democracia cidadania e no Brasil |
60h |
Seminário de Integração I: Metodologia da Pesquisa Científica |
20h |
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II |
Políticas Públicas |
As Políticas Públicas e o desenvolvimento sócio- econômico. Ciclo de Palestras: Políticas Públicas para a promoção do desenvolvimento; Dilemas contemporâneos das políticas públicas. |
100h |
Seminário de Integração II: Metodologia da Pesquisa Científica |
20h |
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III |
Gestão Pública |
Os múltiplos aspectos da gestão pública brasileira |
70h |
O monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos sociais, na perspectiva da Gestão Pública |
40h |
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Elaboração do Projeto de Intervenção |
10h |
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IV |
Gestão do Ministério Público |
A definir |
A definir |
05/11/2010 às 16:58