Campanha mundial ‘Dia da Internet Segura’ alerta para uso responsável da Rede


Promover a conscientização de todos os usuários, mas principalmente de crianças e adolescentes para um uso responsável da Rede é um dos principais objetivos da campanha mundial ‘Dia da Internet Segura', que neste ano tem como tema "Estar online é mais que um jogo. É sua vida”. Cerca de 65 países estão envolvidos nesta campanha, que promove nesta terça-feira (8) atividades para diversos públicos.

 

A campanha mundial é uma iniciativa da ONG Safernet Brasil, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet, junto com parceiros como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Rádio Câmara, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras entidades comprometidas com as boas práticas na Internet.

 

De acordo com Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da ONG SaferNet Brasil, os países envolvidos estão realizando ações como seminários, palestras, gincanas, chats, debates e workshops para alertar sobre o uso consciente e responsável da Internet, não só deste dia de mobilização, mas durante todo o ano.

 

"É preciso que as crianças e adolescentes tenham noção de que a Rede é um espaço em que todos precisam ser respeitados. Não é um território sem lei. Tudo o que é publicado fica registrado para sempre, por isso é preciso que o espaço seja utilizado com consciência”, alerta o psicólogo.

 

De acordo com informações da SaferNet Brasil, apenas em 2010 a ONG contabilizou 37.718 denúncias de crimes cometidos na Internet. Quase metade do total estava relacionada com a pornografia infantil. A xenofobia (4.458) e a homofobia (3.478) também figuraram entre os crimes mais recorrentes.

 

"Neste ano, o número de casos não cresceu apesar de que a cada dia mais pessoas utilizam a Internet. A justiça brasileira está atuando com mais rapidez na resolução de casos cometidos na Rede e a repressão contra esse tipo de crime também está aumentando. É importante que as pessoas denunciem crimes na Rede. Isso é possível por meio do http://www.denuncie.org.br/, onde se pode fazer denúncias anônimas que serão investigadas pela Polícia Federal e pela Secretaria de Direitos Humanos”, esclareceu Rodrigo.

 

Outra dica deixada pelo psicólogo é que os pais conversem com os filhos sobre o que está sendo acessado na Internet e conheçam os amigos virtuais. "Os pais devem olhar para Internet como uma praça pública. Se você não deixa o seu filho sair sozinho também não pode deixar que ele fique totalmente livre na utilização da Rede. É importante ainda nunca proibir o uso da Internet”, aconselha.

 

Para as crianças e adolescentes as dicas mais valiosas são nunca divulgar senhas, endereço, fotos íntimas, nome completo e número de telefone, pois não apenas os amigos, mas qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações e provocar grandes prejuízos.

 

A Cartilha SaferDic@s (http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas) também poderá ajudar pais e filhos na tarefa de navegar de forma mais ética e responsável. O material tem uma linguagem simples, que pode ser compreendida por crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias, classes sociais e níveis educacionais, além de conter ilustrações e diagramação lúdica.

 

Para mais informações, acesse: http://www.diadainternetsegura.org.br/.

Fonte: Adital notícias

 


08/02/2011 às 19:10  


Ministério Público do Estado de Roraima

Av. Santos Dumont, nº 710, São Pedro - Boa Vista - CEP: 69306-680