25/10/10 - "CONTOS DE FADA"
Promotoria de Pacaraima e CAOP lançam projeto


 

Com a parceira do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP), o Ministério Público Estadual por intermédio da Promotoria de Justiça de Pacaraima, lançou na última sexta-feira (22), em Pacaraima, o Projeto “Contos de Fada”, que visa sensibilizar todos os segmentos sociais sobre a prática do abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

 

O evento aconteceu no Hotel Pacaraima e contou com a participação de autoridades brasileiras e venezuelanas, além de apresentação da Orquestra Sinfônica e Coral do Município de Pacaraima e Coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, os quais emocionaram a plateia. Durante o evento foi assinado um Termo de Adesão ao projeto por todas as autoridades presentes que atuam no combate a esse crime.

 

De acordo com a anfitriã do evento, promotora de Justiça de Pacaraima, Lucimara Campaner, o projeto visa a aproximação da sociedade com o Ministério Público. “A atribuição do MPE é a defesa dos interesses sociais, e nesse tema exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma demanda que a sociedade de Pacaraima ansiava que fosse atendida, então o Projeto Contos de Fada visa cobrir esse anseio popular e ao mesmo tempo, atende então um preceito de ordem constitucional. O Espaço da Cidadania, criado no início do ano, passado traduz a aproximação do Ministério Público com a sociedade e eu ouso dizer que também que o Projeto Contos de Fada atende a sociedade de Pacaraima e aproxima o MPE de todos os moradores dessa região”.

 

Segundo a diretora do CAOP, Janaína Menezes “o Centro foi criado recentemente, e um dos objetivos é dar todo aporte às promotorias do interior com ênfase nesses trabalhos de ordem social, nas áreas de interesses difusos. Aqui em Pacaraima a promotora Lucimara já tinha no coração esse projeto que trabalha a questão da prevenção da exploração e o abuso de crianças e adolescentes, então o CAOP entrou com toda a estrutura para que esse projeto pudesse chegar hoje no seu lançamento”, destacou.

 

Muitas meninas são exploradas sexualmente no país vizinho e nós não podemos atuar dentro da Venezuela, o que dificulta o nosso trabalho. Mas com o apoio do Ministério Público, por meio desse evento, creio que será mais fácil difundir o trabalho além da fronteira, pois as autoridades venezuelanas também estão presentes”, disse a presidente do Conselho Tutelar de Pacaraima, Elizandra Souza da Silva.

 

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal Rubem Luna de Brito, o projeto é de suma importância para Pacaraima, por ser um município vizinho a Venezuela. “Um evento como esse é de fundamental relevância, porque nós somos considerados o corredor da prostituição e para que todos façam a prevenção são necessários trabalhos como esse. O Projeto Contos de Fada está vindo em uma boa hora”, enfatizou.

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que trabalha na prevenção e atendimento às vítimas que sofrem algum tipo de violência, seja física ou psicológica, também participou do evento. Conforme a presidente de CREAS, Ana Maria Alves de Moura “eventos como esse são sempre bem- vindos, pois aqui em Pacaraima nós temos uma porta de entrada que é a Venezuela onde ocorre muitos casos de abuso e exploração, e ainda de tráfico de pessoas. Nós precisamos enfrentar isso com muita seriedade e com muito compromisso. Acredito que após esse evento muitas ações deverão acontecer. A população deve ficar atenta, principalmente as famílias das crianças e dos adolescentes, as orientando dos riscos que correm”, crivou.

 

Para presidente do Conselho Tutelar da Venezuela, Maria Fernanda Salom, a integração dos dois países é fundamental para coibir o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. “Quero parabenizar a Promotoria de Justiça de Pacaraima por esse importantíssimo projeto que busca combater esse crime horrível que atenta contra sonhos de nossas crianças, tanto no Brasil, quanto na Venezuela. É muito importante, pois na fronteira dos dois países ocorre esse crime com muita frequência. Fico feliz, pois as autoridades estão na busca de parcerias para unirmos forças e acabar com esse pesadelo que assola a humanidade”, destacou.


 


25/10/2010 às 15:56  


Fotos do Evento


Ministério Público do Estado de Roraima

Av. Santos Dumont, nº 710, São Pedro - Boa Vista - CEP: 69306-680