18/09/07 - SAS/ PM:Oficiais são posto em liberdade e MPE recorre da decisão

Postado por admin em set. 18 2007 00:00:00

Os dois oficiais da Polícia Militar do Estado de Roraima Raimundo Maia Filho e Pedro Paulo Kokai Barroncas que estavam presos acusados no desvio de dinheiro do SAS/PM (Serviço de Assistência Social da Polícia Militar) foram postos em liberdade provisória. O promotor de justiça Carlos Paixão recorreu para que as prisões dos oficiais sejam restabelecidas pela Justiça.

De acordo com Carlos Paixão o Código Penal Militar estabelece que quando o crime é cometido por inferiores e um ou mais oficiais estão envolvidos no mesmo ato, o tratamento aos oficiais deve ser mais rigoroso. O promotor argumentou que o soldado da PM Evanilson Alves foi denunciado pelo Ministério Público e durante toda a instrução processual ficou preso, o que durou mais de um ano até ele ser condenado e expulso da corporação.

Após a condenação de Evanilson, o Ministério Público denunciou sete oficiais da Polícia Militar de Roraima por desvio de dinheiro e peculato, em razão de desvios de dinheiro do SAS/PM. Os oficiais são os coronéis Raimundo Maia Filho, Pedro Paulo Kokay, Arnóbio Lima Bessa, José Wilson da Silva, Ben-Hur Gonçalves, Waney Filho e Amaro da Silva Júnior. O MPE também pediu a prisão de todos os envolvidos, porém só os coronéis Raimundo Maia Filho e Pedro Paulo Kokai foram presos.

Evanilson Alves foi condenado no dia 9 de maio a cumprir pena de 11 anos de prisão pelo envolvimento do desvio de mais de 1,4 milhão do SAS/PM, porém a defesa recorreu e a pena diminuiu para 8 anos de reclusão. O soldado Evanilson Alves da Silva foi expulso da corporação. Os oficiais ainda aguardam julgamento.

ASCOM/MPE-RR
Contatos: Nilsara Moraes e Cláudia Cavalcante
Telefone: (95) 3621 2900 ramais 2913 e 3027