27/08/07 - COMBATE AO CRIME ORGANIZADO:Membro do MPE de Roraima participa de encontro do GNCOC

Postado por admin em ago. 27 2007 00:00:00

O promotor de justiça Ricardo Fontanella participou nos dias 23 e 24 de agosto em Vitória – ES, da 17ª edição da reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Cerca de 100 procuradores e promotores de todos os Estados do Brasil, do Ministério Público Federal, Militar e do Distrito Federal se reuniram para discutir macanismos de enfrentamento ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Foram realizadas reuniões restritas dos grupos temáticos de trabalho que se dividiram em: Combate aos Delitos e Infrações Relativas à Produção, Distribuição e Comercialização de Combustíveis; Combate à Lavagem de Dinheiro e aos Crimes Contra a Ordem Tributária Relativos às Organizações Criminosas e Combate à Criminalidade Organizada no Sistema Prisional e Combate ao Tráfico de Entorpecentes.

GNCOC - Foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. A iniciativa de criar o Grupo se deu em virtude da morte do promotor de justiça de Minas Gerais, Francisco José Lins do Rêgo Santos, em Belo Horizonte, assassinado devido as investigações que fazia nos casos de adulteração de combustível. O Grupo trabalha de maneira integrada com as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, ABIN, Receitas Estadual e Federal, Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos. O atual presidente do GNCOC é o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira.

Fonte: MPE do Espírito Santo
www.mpes.gov.br