Opções de Acessibilidade Este Sítio Web é acessível via IPv6!

GAEVI-MDH realiza visita à Polícia Militar de Roraima para tratar de capacitação no atendimento humanizado às vítimas

Postado por Aline em ago. 01 2025 21:08:32

Integrantes do Grupo de Atuação Especial de Vítimas, Minorias e Direitos Humanos (GAEVI-MDH) do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) se reuniram, nessa terça-feira, 29 de julho, com o Comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, Coronel Overlan Lopes Alves.

O encontro, realizado na sede do Comando da PMRR, teve como principal objetivo discutir um projeto voltado à capacitação dos Policiais Militares que atuam diretamente no primeiro atendimento às vítimas de crimes violentos.

De acordo com o coordenador do GAEVI, Promotor de Justiça André Paulos Santos Pereira, a proposta é formar grupos de trabalho interinstitucionais para elaboração de protocolos e fluxos colaborativos, além da realização de oficinas práticas direcionadas aos agentes de segurança que atuam na linha de frente.

“A Polícia Militar, como instituição de manutenção da ordem pública, exerce um papel fundamental na defesa dos direitos humanos e na proteção de pessoas vítimas de crimes violentos. O trabalho policial é fundamental, tanto na atuação ostensiva, como potencial inibidor de crimes, quanto no atendimento, acolhimento e apoio às vítimas de delitos, principalmente aqueles cometidos com violência e grave ameaça. Nesse contexto, apresentamos ao comandante da PMRR um projeto de capacitação, diálogo e oficinas com a tropa, para o alinhamento de objetivos na proteção das vítimas de crimes e pessoas vulneráveis”, destacou o coordenador do GAEVI.

Para o Comandante-geral da PMRR, Coronel Overlan Lopes Alves, a iniciativa representa um avanço significativo na formação e valorização dos policiais.

“Essa parceria com o MP é extremamente importante, especialmente no sentido de orientar e capacitar nossa tropa. É fundamental que o policial que atua diretamente com a população tenha acesso às informações corretas e saiba como aprimorar o atendimento às vítimas. Queremos que ele esteja preparado para oferecer não apenas segurança, mas também acolhimento, orientação e encaminhamento adequados, seja em casos de violência sexual, violência doméstica ou institucional. A união entre a Polícia Militar, o Ministério Público e demais instituições fortalece toda a rede de proteção e, principalmente, gera benefícios diretos para a sociedade”, afirmou o Comandante.

Além do coordenador do GAEVI, o encontro também contou com a presença dos Promotores de Justiça Valdir Aparecido Oliveira e Joaquim Eduardo dos Santos, integrantes do grupo. A primeira capacitação dentro do projeto já está prevista para o dia 07 de agosto e será voltada aos oficiais da Polícia Militar de Roraima.