Opções de Acessibilidade Este Sítio Web é acessível via IPv6!

MPRR dá início à 3ª Edição da campanha alusiva ao Janeiro Branco com atendimento a militares da Operação Acolhida 

Postado por Yano Gomes em jan. 29 2026 20:20:11

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, iniciou nesta semana, a 3ª Edição da campanha alusiva ao Janeiro Branco. Este ano, a atividade vem com o tema “Janeiro branco e a saúde mental de quem cuida” e deve atender a cerca de 250 militares que atuam na Força Tarefa Humanitária, no âmbito da Operação Acolhida, até a próxima sexta-feira, 30 de janeiro.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização, prevenção e cuidado em saúde mental, reconhecendo a relevância e a complexidade das atividades desempenhadas pelos profissionais envolvidos na operação, bem como os desafios emocionais e psicológicos inerentes à missão humanitária. 

Para o Promotor de Justiça, Igor Naves, a intenção é apresentar ao público-alvo uma perspectiva diferente daquela a que estão acostumados. “Nosso objetivo é que esses militares, que estão longe de seus lares e famílias por meses, servindo a uma população extremamente vulnerável, como a venezuelana, dediquem-se à reflexão pessoal diária. Que valorizem a vida, expressem suas emoções, organizem seus pensamentos e, acima de tudo, priorizem a saúde mental. Acreditamos que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, O intuito é promover uma visão diferenciada sobre a vida, incentivando o autoconhecimento e a manutenção da saúde mental”, destacou o Promotor.

50 militares participaram do primeiro dia de atividades. A programação foi conduzida pela psicóloga Marisol Vincensi e a especialista em Psicologia Positiva, Gleice Melo. As profissionais apresentaram conceitos e dinâmicas interativas para despertar a conscientização do público para a importância e cuidado com a saúde mental. “Falar sobre Saúde mental ainda é um assunto novo para muitos, mas percebemos durante a ação e por meio da pesquisa, que é um assunto que encanta e que deve ser cada vez mais abordado, pois muitos passam a reconhecer as suas dores, seus estados emocionais e, principalmente, como alcançar um nível de satisfação com a própria vida”, relatou Gleice Melo.  

O comandante da Operação Acolhida, General Santos, considera o tema da campanha de extrema relevância e agradeceu pela oportunidade de participar da atividade. “Em nome de todos os integrantes da Força-Tarefa, expressamos nosso reconhecimento. Esta semana será um período de aprendizado para todos os presentes”, afirmou o General.