Opções de Acessibilidade Este Sítio Web é acessível via IPv6!

MPRR inicia projeto “Restaurando Condutores” com palestras educativas sobre o trânsito

Postado por Aline em fev. 05 2026 20:31:42

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, a primeira palestra do projeto “Restaurando Condutores”, iniciativa da Central de Acordos de Não Persecução Penal (CANPP) voltada à promoção de ações educativas e preventivas para a segurança no trânsito.

O projeto consiste na realização de palestras direcionadas a pessoas que cometeram delitos de trânsito, como parte das medidas previstas nos Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) e na Suspensão Condicional do Processo. A iniciativa é aplicada a crimes de trânsito que não envolvam extrema gravidade, consequências severas ou a prática de outros crimes associados.

De acordo com o promotor de Justiça Sílvio Abbade, coordenador da CANPP e idealizador do projeto, a participação nos cursos integra um conjunto de medidas previstas nos acordos, juntamente com outras obrigações, como prestação de serviços à comunidade, pagamento de multas, prestações pecuniárias e, em alguns casos, a perda de valores pagos a título de fiança. O cumprimento dessas medidas representa uma resposta à infração cometida e pode resultar, ao final, na extinção da punibilidade.

“A iniciativa tem grande relevância social, pois vai além da punição. O foco é educativo, buscando conscientizar os condutores sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito. Acreditamos que investir nesse aspecto pedagógico contribui de forma efetiva para a mudança de conduta e, consequentemente, para a redução de acidentes”, destacou o promotor.

A primeira palestra teve como tema “Comportamento no trânsito: a escolha é sua” e foi ministrada pela equipe do Grupo de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O palestrante Roberto Hugo Martins Nascimento explicou que a abordagem prioriza a dimensão emocional do condutor, incentivando o autoconhecimento e a reflexão sobre atitudes adotadas no trânsito.

“O objetivo é levar o participante a refletir sobre seus comportamentos, como agressividade, excesso de velocidade ou irritação diante de situações cotidianas. Trabalhamos o autocontrole, a análise de experiências passadas e a construção de escolhas mais seguras para o futuro, aliando reflexão emocional à educação para o trânsito”, ressaltou.

A atividade contou com a participação de 20 infratores que puderam refletir sobre suas atitudes e compreender o impacto de escolhas responsáveis na preservação de vidas.
O eletricista Erielson Santos, de 35 anos, um dos participantes da palestra, destacou que a iniciativa tem um papel importante de conscientização. “A mensagem que recebemos é de responsabilidade com a sociedade. É um projeto inovador, que nos ajuda a repensar atitudes, agir de forma mais correta no trânsito e evitar novas infrações. Acredito que esse tipo de ação também deveria alcançar toda a sociedade, já que todos, de alguma forma, fazem parte do trânsito”, pontuou.

O projeto já conta com um cronograma definido para os próximos seis meses, com parcerias institucionais firmadas e infratores inscritos. As palestras serão realizadas sempre na primeira quarta-feira de cada mês. A próxima atividade está prevista para o dia 4 de março. 


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima