MPRR promove roda de conversa sobre emergências cardiológicas no cotidiano
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizou, nesta quarta-feira, 20 de agosto, uma roda de conversa sobre emergências cardiológicas em situações do dia a dia. O evento, direcionado ao público interno da instituição, integra a programação do “Agosto Azul e Vermelho”, mês dedicado à conscientização sobre a saúde vascular.
A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Saúde do MPRR e teve como objetivo orientar os participantes sobre formas de prevenção e condutas adequadas diante de emergências cardíacas.
A roda de conversa contou com a participação do médico intensivista, Yulsef Moura Ferreira, que falou sobre medidas simples e eficazes para evitar o agravamento de doenças crônicas e, consequentemente, prevenir situações graves como o infarto.
“As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil já há alguns anos e essa é uma tendência mundial. Por isso, é fundamental que a gente abra os olhos para as medidas preventivas, como cuidados na alimentação, prática de atividades físicas e a realização de check-ups anuais. É o básico que funciona. Além disso, é preciso atenção a certos sinais que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que já podem indicar algum comprometimento circulatório”, alertou o médico.
O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Alessandro Tramujas Assad, ressaltou a importância de abordar temas ligados à saúde no ambiente institucional. “Esse é um tema sério e que precisa ser discutido, pois pode acometer qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física. É importante que os servidores e membros estejam cientes da necessidade do cuidado preventivo da saúde”, afirmou o Procurador de Justiça.
A coordenadora do Núcleo de Saúde do MPRR, Fabiana Zimmermann, reforçou que a ação teve como foco principal a conscientização sobre a saúde cardiovascular e a valorização da informação como instrumento para salvar vidas.
“O pontapé inicial foi a roda de conversa com o doutor Yulsef, médico intensivista, local, atuante, que nos esclareceu todas as dúvidas referentes à saúde cardiovascular dos servidores, membros e colaboradores. Posteriormente, iremos complementar esse conhecimento com o curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, utilizando manequins e todas as técnicas necessárias para desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiovascular em caso de parada cardíaca”,explicou.
O curso de primeiros socorros está previsto para o dia 10 de setembro e será mais uma etapa da programação voltada ao cuidado com a saúde dos integrantes do MPRR.