MPRR realiza palestra para acadêmicos sobre o papel do MP no combate à violência contra as mulheres

Postado por Aline em mar. 15 2024 15:34:31

Como parte da programação do “Março Mulher”, projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, foi realizado na noite desta quinta-feira, 14 de março, evento sobre o papel do Ministério Público no combate à violência contra as mulheres. A atividade foi voltada para os acadêmicos de direito e enfermagem do Claretiano Faculdade de Boa Vista e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A programação contou com a palestra da Procuradora de Justiça e Ouvidora-Geral do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Rejane Gomes de Azevedo Moura, que falou sobre a Ouvidoria das Mulheres como estratégia no combate à violência contra meninas e mulheres. O Promotor de Justiça, André Paulo dos Santos Pereira, abordou os crimes contra a dignidade sexual, a Promotora de Justiça, Lucimara Campaner, expôs os Aspectos Práticos da Lei Maria da Penha, o Coordenador do Curso de Direito do Claretiano Faculdade, Bruno Martins, tratou sobre a Administração Pública em face de pessoas com vulnerabilidade e a enfermeira, Conceição Chaves, destacou o acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade. 

A Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, explica que a intenção é proporcionar ao público acadêmico mais conhecimento sobre o tema.  “Eles serão futuros profissionais e é muito importante que eles tenham esse contato com a Lei Maria da Penha, saibam como se estrutura o sistema protetivo para que no futuro possam atuar junto a pessoas que fazem parte do grupo de vulneráveis e nós somarmos esforços em torno dessa causa, que é a erradicação da violência contra meninas e mulheres”, destacou a Promotora de Justiça.

O Diretor Acadêmico da instituição de ensino, Júlio César dos Santos, afirma que a palavra-chave é união. “Precisamos nos unir em prol desta causa da proteção das mulheres e contra a violência. Por isso, é importante os estudantes ouvirem sobre o assunto, verem os dados estatísticos para que possam agir em favor da temática e se engajar para ajudar toda a sociedade”, ressaltou. 


Para o acadêmico do 5º semestre de direito, Deomar César Santos, o evento é uma oportunidade de conhecer mais de perto a atuação do MPRR. “O Ministério Público é a porta de acesso aos nossos direitos. Então eu acho que é extremamente importante para que todos possam se familiarizar com a problemática da violência contra as mulheres e que os palestrantes possam nos orientar para que possamos auxiliar nessa rede de proteção e de combate à violência”, concluiu o estudante.