Procurador de Justiça Sales Melgarejo Freitas se aposenta após 32 de MPRR
O Procurador de Justiça, Sales Eurico Melgarejo Freitas, se despediu das atividades no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) na última sexta-feira, 31 de outubro. O Procurador se aposentou após 32 anos de atuação pela Instituição.
Como parte das homenagens, o Procurador de Justiça recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, no dia 30 de outubro, o Diploma e a Medalha de Mérito Judiciário.
As duas honrarias são concedidas às pessoas que se destacam por relevantes serviços prestados para a melhoria do funcionamento da justiça, o fortalecimento da cidadania e a defesa dos direitos fundamentais. A medalha também é registrada em livro com o nome do agraciado e a data da homenagem.
Durante a sessão solene, o Presidente do TJRR, Leonardo Cupelo, enfatizou a importância da atuação do procurador para o sistema de justiça de Roraima.
“Conheço o homenageado desde 1993. É uma pessoa ímpar, tanto pelos seus conhecimentos técnicos quanto pela vasta cultura geral. Ele é um exemplo não apenas para o MPRR, mas para todo o sistema de Justiça. Sua ausência representa uma grande perda para todos nós. Essa medalha é mais do que justa: ela reflete o mérito que faz parte da identidade do Dr. Sales, cuja trajetória foi marcada por uma evolução constante e pelo exercício do seu ofício com competência,” destacou o presidente.
O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Alessandro Tramujas Assad, destacou aos presentes a trajetória e a contribuição de Sales Eurico ao longo de sua carreira.
“O Procurador Sales contribuiu com a Justiça roraimense antes mesmo de ingressar no Ministério Público, pois atuou diretamente na formatação das Instituições ainda quando serviu a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. Passou pelos cargos mais importantes do Ministério Público, inclusive como Procurador-Geral de Justiça. Sua vida profissional é marcada pela independência funcional e, sem dúvida alguma, é um dos responsáveis pela retidão institucional que preservamos no Parquet até os dias atuais”, destacou Alessandro Tramujas Assad.
O Procurador de Justiça, Sales Eurico, afirmou que se despede do MPRR com os sentimentos de honra e emoção. “Eu vi o Tribunal nascer. Estive presente na posse dos primeiros desembargadores, um momento que marcou profundamente a história do sistema de justiça em Roraima. Na Assembleia, tive a oportunidade de contribuir para a elaboração da Constituição do Estado. Por tudo isso, me sinto feliz e lisonjeado por ter participado de etapas tão importantes”, ressaltou o Procurador.
Histórico
Sales Eurico Melgarejo Freitas é natural de Alegrete (RS). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Ciências Políticas e Sociais pela Université Catholique de Lyon (França), especialista em Direito Ambiental pelas universidades de Limoges (França), Castilla-La Mancha (Espanha) e Environmental Protection Agency – EPA (Agência Ambiental Americana, EUA).
Ingressou no MPRR em 1993. Atuou junto às Promotorias de Justiça de Caracaraí, São Luiz do Anauá, 2ª Vara Cível, Vara da Família, bem como junto às 4ª e 2ª Zonas Eleitorais. Em 1995, foi promovido, por merecimento, a Procurador de Justiça. Já foi Procurador-Geral de Justiça, Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (AMPER) e Ouvidor-Geral do Ministério Público de Roraima.
Atualmente, atuava como titular da 2ª Procuradoria de Justiça Cível e fazia parte do Grupo Nacional de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (GNMAC) do CNMP.

















