Projeto “Diálogos pela Infância e Juventude” do MPRR capacita conselheiros tutelares em Pacaraima
Nesta quinta-feira, 09 de outubro, o Ministério Público de Roraima concluiu a capacitação de conselheiros tutelares no município de Pacaraima, a 215 km de Boa Vista.
A ação faz parte do projeto “Diálogos pela Infância e Juventude”, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP) com assistência da equipe do Núcleo de Apoio Técnico (NAT).
A atividade aconteceu no Centro Educacional de Cultura e Desporto, entre quarta e quinta-feira, 08 e 09 de outubro, e contou com a presença dos conselheiros tutelares e representantes do Ministério de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, CMDCA, CREAS e CRAS.
Dentre as temáticas abordadas, além da programação já formatada dentro do projeto, foram tratados assuntos relativos às especificidades do município, como o fluxo migratório de crianças e adolescentes e o atendimento às comunidades indígenas.
A promotora de Justiça de Pacaraima, Ariane Grisolia Faria Silva, destaca que, diante das particularidades do município, é fundamental que os conselheiros tutelares recebam capacitações constantes e mantenham um diálogo estreito com o Ministério Público.
“Recebemos um número significativo de crianças e adolescentes vindos da Venezuela, muitas vezes desacompanhados de seus responsáveis legais e esses casos são encaminhados ao Conselho Tutelar. Além disso, há um alto índice de crimes cometidos contra vulneráveis. Por isso, é essencial haver uma articulação eficaz entre o Ministério Público e os conselheiros tutelares para que possamos atuar de forma coordenada e alinhada”, ressaltou a promotora de justiça.

















