Opções de Acessibilidade Este Sítio Web é acessível via IPv6!

Projeto do MPRR “Beleza que Liberta” avança com curso de manicure para mulheres vítimas de violência

Postado por Yano Gomes em out. 06 2025 19:00:08

Na última semana, entre os dias 01 e 04 de outubro, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, promoveu, na Casa da Mulher Brasileira, a segunda etapa do curso de manicure avançado (Manicure de Ouro).  

A iniciativa faz parte do projeto “Beleza que Liberta” que tem o objetivo de capacitar mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. 

O professor, Kadoche Miléo, explica que nesta fase do curso as alunas aprendem técnicas avançadas e estarão habilitadas a atuar com um público mais exigente e específico, como as pessoas que têm a pele mais fina ou clientes que são diabéticos e não podem correr o risco de cortes durante a sessão de manicure. “Elas vão sair daqui com um diferencial para o mercado, é uma especialização que prepara elas, minuciosamente, para trabalhar com esses clientes que têm essa dificuldade de encontrar um profissional habilitado que não corte, que não machuque, então a cutilagem russa traz essa habilidade mais minuciosa, um preparo melhor, com utilização de brocas específicas”, destacou. 

A promotora de justiça de defesa da mulher, Lucimara Campaner, diz que o curso amplia as possibilidades de trabalho e renda, o que pode trazer um novo significado para a vida das alunas. “Elas podem transformar habilidades em liberdade e oportunidade, pois a profissionalização pode representar uma estratégia para a superação, de forma digna, com ciclos opressivos decorrentes, por exemplo, do contexto de violência contra a mulher, além de trazer para o âmbito familiar uma estabilidade socioeconômica”, concluiu a promotora.