Promotor de Justiça de Roraima participa de reunião no CNJ sobre ações afirmativas no sistema de Justiça
O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Nedson Brilhante, participou nesta terça-feira, 23 de setembro, em Brasília, da última reunião do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro reuniu autoridades e convidados para discutir sobre os resultados alcançados pelo Programa CNJ de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura, além de planejar futuras ações voltadas ao fortalecimento da democratização do acesso à carreira jurídica.
Nedson Brilhante foi um dos bolsistas selecionados pelo programa, criado em fevereiro de 2024, com o objetivo de preparar pessoas negras e indígenas para concursos da magistratura. A iniciativa busca promover maior diversidade étnico-racial no sistema de Justiça, por meio da oferta de condições mais equitativas e competitivas aos candidatos.
O promotor de justiça diz que as ações afirmativas são uma importante forma de construir e solidificar a democracia participativa no Brasil.
“Participei de concursos por cotas para negros e pardos e fui aprovado no Exame Nacional da Magistratura do CNJ. Fiquei entre as 100 maiores notas do país e recebi uma bolsa de R$ 3 mil. Com muito orgulho, também fui aprovado no Ministério Público de Roraima, onde hoje atuo como Promotor de Justiça por meio de uma vaga destinada a negros e pardos. O sistema de cotas permite maior pluralidade nos cargos públicos e contribui para a construção da democracia", enfatizou Nedson Brilhante.
A reunião reforçou o compromisso das instituições com a construção de um sistema de Justiça mais representativo com o aprimoramento contínuo das ações afirmativas.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima