Opções de Acessibilidade Este Sítio Web é acessível via IPv6!

Promotoria Acolhedora: Ação do MPRR e parceiros promove mais de 300 atendimentos em comunidade indígena de Normandia

Postado por Usuário Padrão da Ascom em nov. 25 2025 11:58:03

O Ministério Público do Estado de Roraima, por meio da Promotoria de Justiça de Bonfim, promoveu nos dias 18 e 19 de novembro, a 2° edição do programa Promotoria Acolhedora, uma iniciativa que visa levar serviços essenciais às comunidades mais carentes.

A ação foi realizada na comunidade indígena Teso Vermelho, localizada no município de Normandia. Cerca de 300 atendimentos foram realizados.

Durante a ação, a comunidade teve acesso a serviços de consultas médicas, odontologia, vacinação, recreação, emissão de carteira de identidade, CPF e atendimentos psicológicos e extrajudiciais.

Segundo o Promotor de Justiça de Bonfim, Nedson Brilhante, o programa “Promotoria Acolhedora” representa o compromisso do MPRR de estar mais próximo da população. “O nosso objetivo é levar serviços essenciais aos moradores das comunidades mais distantes da sede”, destacou.

A dificuldade no deslocamento até a sede do município de Normandia ou a capital Boa Vista, motivaram a professora Elivangela Amaro Raposo, de 31 anos, a procurar pelo atendimento disponibilizado. “Faltam recursos financeiros e transporte para ir à cidade. Então é importante aproveitar essa ação aqui na comunidade”, lembrou.

Além dos serviços ofertados, a ação contou com o apoio da Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, que realizou rodas de conversas com meninas e mulheres. A atividade teve o objetivo de promover a conscientização e prevenção contra a violência de gênero dentro das comunidades indígenas.

“É o Ministério Público e parceiros unindo forças em prol da comunidade. E vamos lembrar que a palavra de ordem é respeito e que seja mais uma mera palavra, mas um ato real”, concluiu.

Ainda durante as atividades, foram doadas roupas e calçados por meio do programa Receita Cidadã. A iniciativa faz parte de uma parceria do MPRR com a Receita Federal para a destinação de mercadorias apreendidas para a própria sociedade.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de Roraima
www.mprr.mp.br
IG: @mp_roraima